domingo, 1 de janeiro de 2017

ARZ123. O rebelde


(Coleção Arizona, nº123)

 No Oeste convertera-se numa lei não escrita o principio de que os precursores podiam instalar-se na pradaria livre sem mais requisitos, tomando para si toda a terra que a sua força e ambição lhes permitisse. Essa lei estava tão fortemente arreigada que um homem podia vender o seu rancho a outro sem ser o dono legalmente reconhecido da terra.
Evidentemente que não havia legitimidade legal no sistema, mas como as leis do Oeste não tinham então nada que ver com a legalidade, pois estavam diretamente relacionadas com a capacidade de cada um para defender o seu ou apropriar-se do dos outros, o facto não oferecia grande importância.
Gentry Keller rebelou-se contra este sistema e registou em seu nome um conjunto de terras nos arredores de Akron, estado do Wyoming, iniciando a sua exploração contra os interesses do coronel Garfield um homem que desbravou um vasto império depois de o arrebatar aos índios. O conflito assim iniciado só terminou graças à presença de uma beldade filha do coronel que impressionou fulminantemente o rebelde.
Eis a pura novela do Oeste pela mão de Tex Taylor. Estão cá todos os ingredientes: a presença adivinhada dos índios, o saque das suas terras, o contacto com os cavalos selvagens, o baile onde a beldade humilha o que a vai cortejar

Passagens:

Sem comentários:

Enviar um comentário